
Esporte Clube XV De Novembro, time cheio de tradições que infelizmente hoje está na série A3 do Campeonato paulista, onde nunca merecia estar.
A fase do alvinegro de piracicaba e excelente. Na copa paulista o XV está invicto e é lider do seu grupo, a torcida apoia mesmo nos momentos dificéis, e sempre lota o estádio do alvinegro, o Barão da Serra Negra.
Hístoria
O Esporte Clube XV de Novembro nasceu no dia 15 de novembro de 1913, e sua história é cheia de titulos
série c de 1995
série A2 do paulista em 1947, 1948, 1967 e 1983
campeonato paulista do interior em 1931 ,1932 ,1947, 1948
torneio início em 1949
taça dos invictos em 1967 ,com 22 jogos invictos
Em 1964, sob o comando de Ripoli, o XV fez uma excursão pela Europa e pela Ásia. Naquela época, o Brasil já era bicampeão mundial e apenas o Santos e o Flamengo faziam esse tipo de viagem. O time jogou na Suécia, na Polônia, na Alemanha (Ocidental e Oriental, divisão política da época), na Dinamarca e nas então repúblicas soviéticas da Rússia, Ucrânia, Moldávia, Casaquistão e Usbequistão.
Em 1973, Ripoli voltou à presidência do XV e levou o time à sua maior conquista, o vice-campeonato paulista de 1976, ano em que o Palmeiras foi campeão. Em 1977, o XV foi o 8o. colocado do Campeonato Brasileiro de Futebol. As polêmicas de Ripoli com a Federação Paulista de Futebol mantiveram o time sempre em grande destaque na imprensa, até o falecimento do presidente em 1983.
O último ano em que o XV participou da primeira divisão do futebol paulista foi 1995. Depois desceu para a segunda e posteriormente para a terceira divisão. No ano de 2005, o time subiu para a segunda divisão, porém, devido à fraca campanha na Série A2, voltou a ser rebaixado.
Em 1998, o XV obteve sete vitórias consecutivas no início da segunda divisão nacional (atual Campeonato Brasileiro de Futebol - Série B). Até hoje esse é o recorde de vitórias nas rodadas iniciais desse campeonato.
Atualmente, o alvinegro está invicto na Copa paulista de futebol. Em 7 jogos, 6 vitorias e 1 empate, a diretoria montou um time exelente, que se não se desmanchar até a o início da série A3, tem grandes chances de terminar a competição com mais um caneco para sua gloriosa hístoria
E não posso esquecer de destacar sua torcida, que é maior do interior paulista, sempre lotando o barão, e indo com o alvinegro onde ele estiver
Muitos craques do futebol nacional já vestiram a camisa do XV como, De Sordi, Dadá Maravilha,
Espero ver o XV de novo no lugar de onde nunca deveriater saido, a série A1
VIDEOS DO ALVINEGRO
Entrevista de Saponga, torcedor simbolo do XV a Fernando Galvão
Na minha cidade, Rio das Pedras, no campeonato paulista Sub 20