O Nancy anunciou nesta terça-feira a contratação do atacante islandês Veigar Páll Gunnarsson, do campeão norueguês Stabaek. O jogador de 28 anos chegará ao clube francês na janela de transferências de janeiro.
Gunnarsson chegou ao Stabaek em 2004, procedente do KR Reykjavík, e marcou 58 gols em 120 partidas pela Tippeligaen. Ele ainda disputou 25 partidas pela seleção islandesa.
Eliminado na fase de grupos da Copa da Uefa, o Nancy encerrou o primeiro turno do Francês na décima posição, com 25 pontos em 19 jogos.
VEJA GOLS DE GUNNARSSON
Itumbiara apresenta reforços e sonha com Túlio Maravilha
O Itumbiara-GO pretende surpreender no que vem. A equipe acertou a contratação do lateral esquerdo Raí, que conseguiu o acesso para a Série B de 2008 com o Campinense-PB, e chegou a ser sondado pelo Guarani, que também subiu para a segunda divisão nacional.
Além dele, também desembarcaram no clube o experiente goleiro Sérgio, que defendeu o Palmeiras por muitos anos, e o veterano atacante Basílio, que estava no Barueri e já passou por Santos, Coritiba, Santos e Grêmio.
Segundo a imprensa goiana, a equipe também demonstrou interesse em contar com o artilheiro Túlio Maravilha para o ano que vem, já que, por causa do cargo de vereador em Goiânia, Túlio estaria ‘obrigado’ a assinar com alguma agremiação do estado. O Aparecidense também poderia entrar na briga, pois Maguito Vilela, o prefeito da cidade de Aparecida de Goiânia, estaria interessado em usar o clube como uma forma de projetar a sua imagem e a contratação de Túlio seria o primeiro passo do projeto.
Robbie Fowler é dispensado pelo Blackburn
O atacante Robbie Fowler foi dispensado pelo Blackburn nesta terça-feira. O recém-contratado técnico Sam Allardyce decidiu não renovar o contrato do jogador de 33 anos, com passagens por Liverpool, Leeds United e Manchester City.
Fowler, que defendeu o Cardiff na última temporada, havia assinado com os Rovers um contrato de curta duração, com salário ligado ao número de partidas disputadas.
De acordo com a BBC, Fowler tem uma proposta do Grimsby, da quarta divisão, para atuar como jogador e integrante da comissão técnica.
VEJA GOLS DE ROBBIE FOWLER
Real Madrid tenta contratar o sérvio Milos Krasic
O meio-campista Milos Krasic pode deixar o CSKA Moscou e ser negociado com o Real Madrid. O atual bicampeão espanhol revelou interesse na contratação do jogador sérvio e o clube russo pediu 20 milhões de euros (aproximadamente R$ 66 milhões) para liberá-lo.
"O CSKA quer subir o preço para o máximo que for possível, mas Krasic quer se transferir para o Real Madrid", disse Dejan Joksimovic, empresário do meio-campista sérvio. O agente disse ainda que o Real Madrid e o CSKA Moscou devem fechar a negociação nos próximos dias, já que o clube espanhol quer aproveitar a abertura da janela de transferências, em janeiro, para contratar Krasic.
Caso a negociação se concretize, Krasic será o segundo meio-campista contratado pelo Real Madrid nos últimos dias. Na segunda-feira, a equipe apresentou o francês Lassana Diarra, adquirido junto ao Portsmouth por 20 milhões de euros.
VEJA GOLS DE KRASIC
Celtic contrata jovem lateral-esquerdo tcheco
O Celtic anunciou nesta terça-feira a contratação do lateral-esquerdo Milan Misun, de 18 anos, procedente do Pribram. O jogador da seleção tcheca sub-19 chega ao clube de Glasgow para disputar posição com Lee Naylor e Mark Wilson.
'É uma honra assinar com um clube do tamanho do Celtic', comentou Misun, que assinou por quatro temporadas. 'Sei que há jogadores de qualidade no clube e que vou precisar trabalhar duro para conquistar um lugar no time principal'.
O defensor é o segundo reforço dos Bhoys para a janela de transferências de janeiro, depois do meia norte-irlandês Niall McGinn, do Derry City. Também nesta terça, o clube acertou um pré-contrato com o goleiro polonês Lukasz Zaluska, do Dundee United, que se juntará ao time na temporada 2009/10.
Artilheiro Ibisevic, do Hoffenheim, nega transferência à Inter de Milão
O atacante bósnio Vedad Ibisevic, atual artilheiro do Campeonato Alemão com a camisa do Hoffenheim, negou que esteja negociando sua transferência à Inter de Milão em janeiro e garantiu que ficará na Alemanha.
"O Inter é a elite do futebol europeu, seria para mim uma grande honra ter como treinador um especialista como José Mourinho ou jogar ao lado do sueco Zlatan Ibrahimovic no ataque. No entanto, fico no Hoffenheim até o final da temporada. Minha decisão é definitiva", comentou o atacante à imprensa de seu país.
"Não quero perder a oportunidade de conquistar o Campeonato Alemão. Depois, tudo é possível", disse o jogador, que marcou 18 vezes em 17 partidas pelo torneio.
Segundo a imprensa, clubes espanhóis, da própria Alemanha e britânicos estão interessados no jogador.
"O Hoffeinheim me deu a oportunidade e eu a aproveitei. Não quero parar aqui, quero ainda mais no decorrer da temporada", disse Ibisevic.
"Agora chega o verdadeiro desafio, porque muitos pensam que jogamos bem porque tivemos sorte. Não acho isso, temos qualidade e seremos ainda melhores", afirmou.
O atacante Viola será a atração do Resende no início de 2009, ano que marca o centenário do clube. O experiente jogador de 38 anos assinou contrato até o final do Campeonato Carioca e será apresentado oficialmente no dia 3 de janeiro, quando a equipe começa a sua pré-temporada na Ilha do Governador.
“Estamos acompanhando o desempenho do Viola há algum tempo e ficamos muito felizes por concretizar essa contratação. Tenho certeza que ele nos dará um retorno em breve, marcando gols e promovendo o Resende no futebol carioca. Vamos continuar trabalhando para montar um elenco forte no ano do nosso centenário”, promete o gestor do clube, Alberto Macedo.
A chegada de Viola ao Resende era dada como certa, mas as duas partes só chegaram a um acordo neste final de semana, após reunião entre o atacante e representantes do clube em São Paulo. A última equipe do jogador foi o Angra dos Reis, onde marcou 12 gols em 18 jogos na Segunda Divisão do Carioca.
REAL MADRID ACERTA COM LASSANA DIARRA
O Real Madrid apresentou nesta segunda-feira o meio-campista Lassana Diarra, contratado junto ao Portsmouth por 20 milhões de euros (aproximadamente R$ 66,4 milhões). Francês, o jogador preferiu evitar as comparações com Makelele, que defendeu o Real Madrid entre 2000 e 2003.
"Faz muito que conheço Makelele e evolui muito com ele no Chelsea. Para mim é uma honra ser comparado com ele, mas sou Lassana Diarra. Temos coisas em comum, mas quero mostrar no Real Madrid quem sou eu", afirmou. Além do Portsmouth, o meio-campista já defendeu Le Havre, da França, Chelsea e Arsenal.
Lassana Diarra revelou estar vivendo um sonho desde quando acertou sua transferência para o bicampeão espanhol. "A oferta do Real Madrid era irrecusável. É um sonho que tinha desde pequeno e agora que estou na capital da Espanha quero dar tudo em campo", comentou.
O volante revelou como prefere ser chamado no Real Madrid. "Já há outro Diarra na equipe. Assim prefira que as pessoas me conheçam pelo nome de Lass, que é mais fácil para todos", disse. Como disse o volante, o time espanhol conta em seu elenco com Mahamadou Diarra, que atua na mesma posição e está no clube desde 2006.
VASCO E DESPORTIVA FARÃO AMISTOSO NO DIA 18 DE JANEIRO
Após o fatídico rebaixamento para a Série B, o Vasco fará a pré-temporada no Espírito Santo entre os dias 8 e 21 de janeiro e enfrentará a Desportiva Capixaba em um amistoso marcado para o próximo dia 18, que servirá como uma preparação para a disputa de seus respectivos campeonatos estaduais. O jogo, que acontecerá no estádio Engenheiro Araripe, marcará a estréia do técnico Dorival Junior no comando do time cruzmaltino.
Além dele, os cariocas contarão com a presença de Paulo Sérgio, Enrico, Fagner, Titi e Fernandinho, que foram os jogadores contratados para a disputa da segunda divisão nacional. A estréia do Vasco no Campeonato Carioca será contra o Americano, no dia 24 de janeiro.
Já a Desportiva, que renovou o contrato das revelações Thiago Keller e Ygor, estréia no Campeonato Capixaba contra o Rio Branco, no dia 11 de janeiro.
AMÉRICA DE CALI ENFRENTA SÃO PAUKLO NA LIBERTADORES
O São Paulo já conhece o terceiro integrante de sua chave na Copa Libertadores. O América de Cali venceu o Independiente Medellín por 3 a 1 no domingo e conquistou o título do Torneio Clausura do Campeonato Colombiano. Com isso, garantiu vaga no grupo 4 da principal competição sul-americana.
O América de Cali precisava apenas de um empate para conquistar o título, pois havia vencido o primeiro jogo da decisão por 1 a 0. O Independiente Medellín abriu o placar com Diego Alvarez, mas o América garantiu a vitória e o título com gol marcados por Adrián Ramos, James Ramos e Jaime Córdoba.
São Paulo, América de Cali e Defensor já garantiram presença no Grupo 4 da Libertadores. A quarta vaga será disputada entre o Independiente Medellín e o Peñarol. Deste confronto sairá o primeiro adversário do hexacampeão brasileiro no torneio.
O Manchester United fez valer o seu favoritismo e derrotou os japoneses do Gamba Osaka por 5 a 3, nesta quinta-feira, em Yokohama, pela segunda semifinal do Mundial de Clubes da Fifa. O triunfo, garantido com gols de Vidic, Cristiano Ronaldo, Rooney (2) e Fletcher, colocou a equipe inglesa na final da competição, que será contra a LDU, do Equador.
O duelo envolvendo o campeão europeu e sul-americano deste ano está marcado este domingo, às 8h30 (de Brasília), em Yokohama. No mesmo dia e horário, só que às 5h30 (de Brasília), Gamba Osaka e Pachuca, do México, disputarão o terceiro lugar.
A bola aérea foi a tônica do primeiro tempo, só que a favor do Manchester. Aos 27min, Vidic aproveitou uma cobrança de escanteio pela direita e fez de cabeça, assim como Cristiano Ronaldo, que balançou a rede do Gamba Osaka da mesma forma, aos 45min da etapa.
No segundo tempo, o Manchester definiu sua goleada com três gols em seis minutos de jogo. Antes disso, porém, o Gamba Osaka anotou o seu tento no duelo, aos 27min, com Yamazaki, que recebeu a bola na entrada da área e tocou no canto esquerdo rival.
Depois, só deu Manchester. Logo em seguida ao gol do Gamba Osaka, Rooney, que acabara de entrar em campo, tocou no canto esquerdo. Fletcher, de cabeça, ampliou o marcador aos 32min e novamente Rooney, no minuto seguinte, recebeu a bola na área e fez.
Ainda deu tempo para o Gamba Osaka diminuir o marcador. Aos 39min, após Gary Neville acertar a bola com a mão dentro da área do Manchester, Endo cobrou a penalidade no canto direito de Van der Sar: 5 a 2.
Nos acréscimos, Hashimoto recebeu lançamento pelo lado direito do ataque e chutou de primeira, no alto, diminuindo o prejuízo do Gamba Osaka na partida. O tento, porém, não ameaçou a classificação inglesa.
FICHA TÉCNICA: GAMBA OSAKA 3 X 5 MANCHESTER UNITED
Local: Estádio Internacional de Yokohama (Japão) Data: 18 de dezembro de 2008 (quarta-feira) Horário: 08h30 (de Brasília) Árbitro: Benito Archundia (México) Assistentes: Hector Delgadillo e Marvin Rivera, ambos mexicanos Cartões amarelos: Yamaguchi (Gamba) e Rooney (Manchester)
Gols: MANCHESTER UNITED – Vidic, aos 27 minutos, e Cristiano Ronaldo, aos 46 minutos do primeiro tempo; Rooney, aos 28 e aos 34 minutos, e Fletcher, aos 32 minutos do segundo tempo. GAMBA OSAKA: Yamazaki, aos 27 minutos do segundo tempo; Endo (pênalti), aos 39, e Hashimoto, aos 47.
GAMBA OSAKA: Fujigaya; Kaji, Nakazawa, Yamaguchi e Yasuda; Myojin, Hashimoto, Endo (Terada) e Bando; Lucas e Yamazaki Técnico: Akira Nishino
MANCHESTER UNITED: Van der Sar; Gary Neville, Ferdinand, Vidic (Evans) e Evra; Scholes (Fletcher), Anderson, Nani e Giggs; Cristiano Ronaldo e Tevez (Rooney) Técnico: Alex Ferguson
ADELAIDE UNITED 1x0 AL AHLY
AP
Cristiano garante o 1x0 na despedida do torneio da Fifa no Japão
O Adelaide United, da Austália, venceu por 1x0 o Al Ahly, do Egito, nesta quinta-feira, em Yokohama, e terminou o Mundial de Clubes da Fifa em quinto lugar.
O único gol da partida foi marcado pelo brasileiro Cristiano, logo aos 7 minutos, com um chute de fora da área.
A equipe australiana contou ainda com os brasileiros Alemão e Diego.O lateral esquerdo Cassio, ex-Flamengo, não saiu do banco de reservas.
O Adelaide, que já contou com Romário em 2006, disputou pela primeira vez em sua história o Mundial. Em três partidas, venceu duas. O time entrou no torneio por ter sido vice-campeão da Liga dos Campeões da Ásia(o japonês Gamba Osaka foi o campeão). Na estréia, o time australiano eliminou o Waitakere United, representante da oceania, por 2x1. Depois, a equipe foi derrotada pelo Gamba por 1x0,, nas quartas-de-final.
O Al Ahly, que jogou o Mundial da Fifa em 2005 e 2006, perdeu para o Pachuca na estréia por4x2, também nas quartas-de-final.
O Real Potosí venceu o La Paz FC agora a pouco por 1 a 0 e enfrenta o palmeiras na pré libertadores Com o resultado, o time boliviano se junta a seus compatriotas Universitario de Sucre, e Aurora de Cochabamba na libertadores.
O primeiro jogo , semana passada foi vencido pelos violetas, por 1 a 0 fora de casa , e hoje podia até empatar para garantir a vaga, mas venceu por 1 a 0, com um gol de Percy Colque aos 56 minutos de jogo. Esse é o quarto ano seguido que o Potosí garante vagas em competiçoes internacionais.O time boliviano já enfrentou 3 times brasileiros em libertadores, Flamengo,que reclamou muito da altitude de mais de 4000 metros, o Cruzeiro, que sofreu uma goleada qando jogou na bolivia e o Paraná.
O vencedor do duelo entre Palmeiras e Real Potosí entrará no Grupo 1 da Libertadores, ao lado do Sport, campeão da última Copa do Brasil, e da atual campeã do torneio continental, a Liga Deportiva Universitaria de Quito (LDU). A chave também terá uma equipe do Chile.
A Confederação Sul-Americana de Futebol informou que as partidas da fase preliminar, na qual 12 equipes brigarão por seis vagas, em jogos de ida e volta, estão programadas para os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro.
O primeiro duelo entre Palmeiras e Real Potosí acontecerá no Brasil, e a decisão da vaga será na Bolívia.
Campeã da Libertadores, a LDU vai representar a América do Sul na final do Mundial de Clubes da Fifa deste ano. O algoz do Fluminense precisou de apenas 25 minutos nesta quarta-feira para fazer 2 a 0 sobre o Pachuca, em Tóquio, e garantiu sua vaga na decisão de domingo. Agora, espera pelo vencedor do confronto entre Manchester United e Gamba Osaka.
Os gols do time equatoriano saíram ainda no primeiro tempo, com Bieler, aos quatro, e Bolaños, aos 25. A vitória garante a presença de uma equipe na América do Sul em todas as finais do Mundial organizado pela Fifa. Se o Manchester bater o Gamba, os europeus também marcarão presença em 100% das decisões.
A LDU abriu o placar logo aos quatro minutos, com boa dose de ajuda dos mexicanos. López saiu jogando errado no meio-campo, Manso arrancou pela esquerda e tocou para Bieler. A zaga conseguiu cortar, mas a bola bateu em López e voltou para Bieler, que chutou na saída do goleiro Calero: 1 a 0 para os sul-americanos.
A partida ficou movimentada, com bons ataques dos dois lados. O goleiro Cevallos, herói da LDU na final da Libertadores contra o Fluminense, salvou o time com defesas importantes.
Aos 25, Bolanõs (destaque da LDU na final contra o Fluminense ao lado de Guerrón, que trocou o clube pelo Getafe) fechou o placar, com um golaço de falta: na entrada da área, acertou o ângulo do Pachuca. A melhor chance dos mexicanos veio ainda no primeiro tempo. Gimenez chutou forte, dentro da área, e Cevallos rebateu. No rebote, Fausto Pinto subiu de cabeça, mas tocou para fora e caiu, pedindo pênalti, não dado.
No segundo tempo, a LDU teve a chance de fechar a vitória com goleada já aos 45: Navia recebeu sozinho na área e bateu para fora, pelo alto. Mas não evitou a comemoração e o feito histórico: o time de Quito é o primeiro equatoriano na final do Mundial de Clubes.
Eduardo Silva volta a jogar pelo Arsenal nesta terça-feira
O atacante brasileiro naturalizado croata Eduardo Silva volta aos gramados nesta terça-feira pelo time reserva do Arsenal, depois de quase dez meses afastado por causa de uma fratura na perna esquerda. O jogador, de 25 anos, contundiu-se no dia 23 de fevereiro, após uma entrada do zagueiro Taylor, do Birmingham City, pelo Campeonato Inglês.
A partida que marcará o retorno será contra os reservas do Portsmouth, válida pela Premier League Reserves - Liga inglesa com jogadores reservas do time da primeira divisão.
Apesar do retorno de Eduardo Silva, o técnico do Arsenal, o francês Arsène Wenger, já adiantou que o meia só voltará ao time principal do clube daqui a pelo menos seis semanas.
"Eu continuo acreditando que nós temos que dar a ele ao menos um mês e meio de competição para ele voltar ao nível que estava antes", afirmou Wenger. "Nós ainda precisamos esperar ele voltar a jogar em nível competitivo. Nós não sabemos o quanto de paciência ele precisará, mas, se ela é necessária, nós a teremos."
VEJA A LESÃO DE EDUARDO DA SILVA
Palmeiras acerta empréstimo de Jorge Preá ao Mogi
O atacante Jorge Preá confirmou nesta segunda-feira que tem tudo acertado para defender o Mogi Mirim no Campeonato Paulista de 2009. O jogador será emprestado pelo Palmeiras apenas para a disputa do Estadual, e jogará ao lado de Giovanni, que foi recentemente anunciado como reforço da equipe do interior.
"Está tudo certo. Falta apenas eu assinar o contrato aqui com o Mogi Mirim", disse Jorge Preá. O atacante chega ao interior indicado novamente pelo ex-jogador César Sampaio, que já tinha participado de seu acerto com o Palmeiras. Isso porque Preá se destacou atuando pela segunda divisão do Campeonato Gaúcho de 2007, quando foi artilheiro pelo Pelotas, no qual Sampaio era gerente de futebol.
No Mogi Mirim, César Sampaio tem atuado como consultor, e tem muita influência sobre o presidente do clube, o jogador Rivaldo. Sampaio foi companheiro de Rivaldo no Palmeiras e na seleção brasileira. Atualmente, o dirigente máximo do time do interior está atuando pelo Bunyodkor, do Uzbequistão.
Jorge Preá não vinha sendo utilizado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo no Palmeiras. No banco de reservas, o atacante viveu seu melhor momento no clube ainda no Paulistão deste ano, quando entrou no final da partida contra a Portuguesa, no Palestra Itália, e fez o gol que garantiu a vitória por 1 a 0.
VEJA O ÚNICO GOL DE JORGE PREÁ COM A CAMISA ALVIVERDE
Kanouté desfalca Sevilla contra Sampdoria
Frédéric Kanouté tornou-se motivo de preocupação no Sevilla. O atacante corre o risco de desfalcar a equipe até o final do ano devido a um problema muscular na coxa.
Nesta segunda-feira, o mailnês passou por um exame de ressonância magnética, que descartou uma possível distensão. Como precaução, Kanouté está fora do duelo desta quinta-feira contra a Sampdoria pela Copa Uefa.
O jogador sentiu dores na região durante a partida contra o Villarreal, neste domingo, pela Liga Espanhola. Kanouté será submetido a novos testes e deve desfalcar os rojiblancos também contra o Mallorca, neste fim de semana.
Assim como fez na decisão da Copa da Ásia, o Gamba Osaka, do Japão, derrotou os australianos do Adelaide United neste domingo, desta vez por 1 a 0, na cidade japonesa de Toyota, e garantiu sua presença na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa. O adversário dos donos da casa será ninguém menos que o Manchester United, da Inglaterra, atual campeão nacional e da Copa dos Campeões da Europa.
O confronto entre Gamba Osaka e Manchester United será disputado na próxima quinta-feira, às 8h30 (de Brasília), em Yokohama. O vencedor deste duelo disputará a taça do Mundial de Clubes da Fifa, já erguida por Corinthians, São Paulo, Internacional e Milan, com quem sobreviver da partida entre Pachuca, do México, e LDU, do Equador. A final está marcada para o próximo domingo, em Yokohama.
Apesar de um início de jogo nervoso, com muitos erros de passe, o Gamba Osaka abriu o placar do jogo - garantindo sua ida para a semifinal - logo no primeiro tempo. Aos 22min, Bando desviou a bola após levantamento e ela sobrou para Endo, livre, marcar.
A torcida japonesa no Toyota Stadium vibrou bastante com o gol de sua equipe, mas sofreu quando Dodd, aos 41min do primeiro tempo, usou a cabeça para aproveitar um cruzamento de Jamieson e acertou o travessão. O lance, porém, foi um dos poucos de perigo do Adelaide, para tristeza dos australianos.
Apesar da derrota, o Adelaide ainda joga pelo Mundial de Clubes, pela disputa do quinto lugar, contra o Al-Ahly - derrotado pelo Pachuca na outra partida das quartas. Já o Gamba Osaka pode avançar à final ou disputar o terceiro lugar, caso perca para o Manchester.
Em um jogo marcado pelo excesso de chutes a gol desperdiçados dentro de área, o Pachuca, do México, conseguiu vencer os egípcios do Al-Ahly na madrugada deste sábado, de virada, por 4 a 2, na prorrogação, e avançou às semifinais do Mundial de Clubes da Fifa, no Japão.
No tempo regulamentar, Pachuca e Al-Ahly empataram por 2 a 2. A partida, realizada em Tóquio, foi a primeira das quartas-de-final do Mundial de Clubes da Fifa. Classificado para as semifinais, os mexicanos enfrentararão a LDU, do Equador, nesta quarta-feira, às 8h30 (horário de Brasília).
Em 2007, o Pachuca perdeu nas quartas-de-final do Mundial de Clubes para o Etoile du Sahel, da Tunísia. Na partida deste sábado, a equipe começou perdendo por 2 a 0 no primeiro tempo, mas reagiu conseguindo um empate no segundo. Na prorrogação, os mexicanos fizeram mais dois gols, garantindo a vaga em uma das semifinais.
O placar da partida foi aberto com um gol contra de Pinto, aos 28min do primeiro tempo. Flavio, aos 45min, ampliou a vantagaem do Al-Ahly, mas Montes, aos 2min do segundo tempo, e Gimenez, aos 28min, deixaram o placar igualado no tempo regulamentar.
Veio a etapa final e, com ela, os dois gols que colocaram o Pachuca nas semifinais do Mundial de Clubes. O primeiro foi marcado por Alvarez, aos 8min da etapa inicial, e o segundo veio por intermédio de Gimenez, aos 5min da etapa final.
A outra partida das quartas-de-final acontece na manhã deste domingo, às 8h30 (horário de Brasília), entre Adelaide, da Austrália, e Gamba Osaka, do Japão. O vencedor deste jogo enfrentará o Manchester United, da Ingleterra, na quinta-feira, às 8h30 (horário de Brasília).
FICHA TÉCNICA AL AHLY-EGI 2 X 4 PACHUCA-MEX
Local: Estádio Nacional, em Tóquio (Japão) Data-Hora: 13/12 / 2h45min(de Brasília) Árbitro: AbdukHamidullo Rasulov (Uzbequistão) Cartões amarelos: Ahmed Al Sayed, Mohamed Aboutrika, Wael Gomaa, Hossam Ashour (Al Ahly) e Luis Montes (Pachuca) Gols: AL AHLY: Fausto Pinto, contra (26´/1ºT) e Flávio (43´/1ºT) PACHUCA: Luis Montes (2´/2ºT), Gimenez (28´/2ºT e aos 5´/2ºT-Prorrogação) e Álvarez (7´/1ºTP-Prorrogação)
AL AHLY: Amir Abdelhamid, Ahmed Al Sayed, Shadi Mohamed e Ahmed Fathi (Sayed Moawad 1´/1ºTP); Hossam Ashour, Mohamed Barakat, Ahmed Hassan (Ahmed Sedik 32´/2ºT), Gilberto (Hussein Yasser 6´/1ºTP)e Wael Gomaa; Mohamed Aboutrika e Flávio Técnico: Manuel José PACHUCA: Miguel Calero, Leobardo López, Gerardo Rodríguez, Julio Manzur e Paul Aguilar; Jaime Corrêa (Luis Montes, intervalo), Francisco Torres (José Cardenas 26´/2ºT) e Fausto Pinto (Juan Carlos Rojas, intervalo); Christian Gimenez, Damian Álvarez e Bruno Marioni Técnico: Enrique Meza
O Adelaide United, da Austrália, garantiu sua presença nas quartas-de-final do Mundial de Clubes da Fifa, no Japão, ao superar o Waitakere, da Nova Zelândia, por 2 a 1, nesta quinta-feira, de virada, na estréia de ambos na competição. Seaman abriu o placar do confronto, mas Mullen e Dodd viraram depois o marcador.
Com o triunfo, o Adelaide se credenciou para enfrentar o Gamba Osaka, do Japão, na briga por uma vaga nas semifinais do Mundial. O confronto deste domingo será uma reedição da final da Copa da Ásia, vencida pelos japoneses.
No duelo desta quinta-feira, o Waitakere abriu o placar aos 33min do primeiro tempo, quando Sykes levantou a bola em cobrança de falta pela meia-direita e Seaman aproveitou a falha do goleiro Galekovic para marcar.
O empate do Adelaide não demorou a vir: aos 38min, Reid cruzou em cobrança de escanteio, Mullen subiu sozinho e usou a cabeça para empatar. Na etapa final, aos 37min, mais um cruzamento do time australiano resultou em gol, desta vez por intermédio de Dodd.
FICHA TÉCNICA ADELAIDE UTD 2 X 1 WAITAKERE UTD
Local: Estádio Nacional, em Tóquio (Japão) Data: 11 de dezembro de 2008, quinta-feira Horário: 8h45 (horário de Brasília) Árbitro: Mohamed Benouze (ALG) Assistentes: Nasser Sadek Abdel Nabi (EGI) e Angesom Ogbamariam (ERI) Cartões amarelos: Barbiero (ADE); Krishna, Butler e Bale (WAI) Gols: ADELAIDE: Mullen, aos 39 minutos do primeiro tempo, e Dodd, aos 37 minutos do segundo tempo. WAITAKERE: Seaman, aos 34 minutos do primeiro tempo.
ADELAIDE: Galekovic; Cornthwaite, Constanzo, Mullen, Jamieson e Barbiero; Sarkies (Younis), Dodd, Spagnuolo (Alemão) e Reid; Cristiano Técnico: Aurelio Vidmar
WAITAKERE: Gillespie; Emblen, Rowley, Perry e Sykes; Butler, Bale, Seaman (Totori) e Pearce (Adriano Pimenta); Krishna e Koprivcic (Vincent) Técnico: Chris Milicich
Nome: Adelaide United Football Club Cidade: Adelaide Fundação: 2003 Site: http://www.adelaideunited.com.au/ Títulos: 1 Campeonato Australiano
O Adelaide fará a sua estréia no Mundial de Clubes mesmo sem ter conquistado o título da Copa dos Campeões da Ásia, competição em que times australianos participam desde 2007. Na final, o clube foi derrotado pelo Gamba Osaka, mas ficou com a vaga porque o Japão, por ser país-sede, tem direito a uma vaga extra, que foi ocupada pelo rival.
O Adelaide foi fundado em 2003 em substituição ao Adelaide City. Na curta história, um dos fatos mais notáveis foi a passagem do atacante brasileiro Romário na temporada 2006/2007. Foram apenas quatro partidas de um dos maiores jogadores do mundo dos últimos tempos.
No elenco que vai ao Japão, o técnico Aurélio Vidmar ainda conta com uma boa gama de brasileiros. São quatro, que correspondem aos únicos estrangeiros da equipe. São eles Alemão, Cássio, Cristiano e Diego.
DESTAQUE:
Nome: Cristiano dos Santos Rodrigues Nasc.: 03/06/1981 Cidade: Rio de Janeiro, no Brasil
TÉCNICO:
Nome: Aurélio Vidmar Nasc.: 03/02/1967 Cidade: Adelaide, na Austrália
ELENCO:
Goleiro 20 - Eugene GALEKOVIC 30 - Mark BIRIGHITTI 40 - Lucas ANDREUCCI
Defensores 2 - Robert CORNTHWAITE 3 - ALEMAO Everson 4 - Angelo COSTANZO 5 - Michael VALKANIS 6 - CASSIO Oliveira 14 - Scott JAMIESON 16 - Daniel MULLEN 19 - Sasa OGNENOVSKI 23 - Michael MARRONE
Meio-campistas 8- Kristian SARKIES 11 - Osama MALIK 13 - Travis DODD 15 - Gyawe SALLEY 18 - Fabian BARBIERO 21 - Jason SPAGNUOLO 22 - DIEGO Walsh 24 - Paul REID
Atacantes 9 - Paul AGOSTINO 10 - CRISTIANO Rodrigues 25 - Robert YOUNIS
Ficha técnica
Nome: Al-Ahly Sporting Club Cidade: Cairo Fundação: 24 de abril de 1907 Site: http://www.ahlyegypt.com/ Títulos 33 Campeonatos Egípcios 35 Copas egípcias 4 Copas africanas 6 Copa dos Campeões da África
Seis vezes campeão da Copa dos Campeões da África, o Al-Ahly é presença constante no Mundial de Clubes. Será a terceira participação do clube egípcio na competição, sendo que em 2005 o time ficou em sexto e em 2006 conseguiu a terceira colocação. Em 2007, o Etóile Du Sahel representou o continente.
Um dos times mais populares da África, o Al-Ahly chegou à edição de 2008 do torneio depois de derrotar os camaroneses do Coton Sport por um valor agregado de 4 a 2 na decisão da Copa dos Campeões da África. Agora, o objetivo é alcançar pela primeira vez a final do Mundial de Clubes.
O técnico português Manuel José de Jesus tem sob seu comando uma equipe formada em sua maioria por egípcios. Presente nas outras duas edições do Mundial de Clubes, o atacante Mohamed Aboutrika segue como principal nome do clube, que tem 33 títulos do Campeonato Egípcio.
DESTAQUE
Nome: : Mohamed Aboutrika Nasc.: 07/11/1978 Cidade: Giza, no Egito
TÉCNICO
Nome: Manuel José de Jesus Nasc.: 09/04/1946 Cidade: Vila Real de Santo António (POR)
ELENCO
Goleiro 1 - Amir ABDELHAMID 2 - Ramzi SALEH 31 - Ahmed ADE
Defensores 5 - Ahmed EL SAYED 6 - Ahmed SEDDIK 7 - SHADY Mohamed 11 - Sayed MOAWAD 21 - RAMI Adel 26 - Wael GOMAA 32 - Mohamed THABET
Meio-campistas 8 - Mohamed BARAKAT 12 - GILBERTO da Graça 13 - Hussein YASSER 17 - Ahmed HASSAN 19 - Hussein ALY 24 - AHMED FATHI 25 - Hossam ASHOUR 27 - EINO Salama
Nome: Gamba Osaka Cidade: Osaka Fundação: 1991 Site: http://www.gamba-osaka.net/en/index.html Títulos 1 Campeonato Japonês 1 Copa japonesa 1 Copa dos Campeões da Ásia
Uma das equipes mais regulares dos últimos anos no Campeonato Japonês, o Gamba Osaka chega ao Mundial de Clubes embalado pela boa campanha na Copa dos Campeões da Ásia. Na final, duas vitórias contra o Adelaide United não deixaram dúvidas de qual era a melhor equipe da competição.
Apesar de ter se filiado à liga profissional do país em 1992, o time não tem um histórico de boas campanhas até 2004, quando obteve o terceiro lugar no Campeonato Japonês. Desde então, o Gamba Osaka conquistou o título em 2005 e voltou ao terceiro lugar nos dois anos seguintes.
O técnico Akira Nishino levará para o Mundial um time formado em sua maioria por jogadores japoneses. Só fogem à regra três jogadores, todos brasileiros, entre eles o atacante Lucas, com passagens por Atlético-PR e Corinthians. Na Copa dos Campeões da Ásia, o jogador marcou três dos cinco gols da final.
DESTAQUE
Nome: Lucas Severino Nasc.: 03/01/1979 Cidade: Ribeirão Preto, no Brasil
TÉCNICO
Nome: Akira Nishino Nasc.: 07/04/1955 Cidade: Saitama, no Japão
Nome: Liga Deportiva Universitaria de Quito Cidade: Quito Fundação: 19 de janeiro de 1930 Site: www.clubldu.com/ Títulos 9 Campeonatos Equatorianos 1 Copa Libertadores
Grande surpresa da Copa Libertadores, a Liga Deportiva Universitaria tentará manter o bom retrospecto de times sul-americanos na competição. Nas quatro edições do Mundial organizado pela Fifa, o continente levou a melhor em três, com Corinthians, São Paulo e Internacional, e só perdeu um, quando o Boca Juniors foi derrotado pelo Milan.
Para chegar à competição, a LDU derrubou favoritos ao título, como o Estudiantes e o San Lorenzo, ambos da Argentina. E na final da Libertadores, o clube equatoriano garantiu o título ao derrotar o Fluminense, em casa, por 4 a 2, e nos pênaltis no Maracanã, após derrota por 3 a 1 no tempo normal.
No time, alguns destaques da conquista ficarão de fora. O maior deles é meia-atacante Guerrón negociado com o futebol espanhol. Porém, o meio-campista Urrutia e o goleiro Cevallos, dois dos mais experientes, seguem no elenco.
DESTAQUE
Nome: Patricio Javier Urrutia Espinoza Nasc.: 15/10/1977 Cidade: Guayaquil, no Equador
TÉCNICO
Nome: Edgardo Bauza Nasc.: 26/01/1958 Cidade: Granadero Baigorria, na Argentina
ELENCO
Goleiro 1 - Jose CEVALLOS 22 - Alexander DOMINGUEZ 25 - Daniel VITERI
Nome: Manchester United Football Club Cidade: Manchester Fundação: 1879, como Newton Heath L&YR F.C Site: http://www.manutd.com/ Títulos 17 Campeonatos Inglês 11 Copas da Inglaterra 2 Copas da Liga Inglesa 1 Supercopa da Uefa 3 Copa dos Campeões da Europa 1 Mundial Interclubes
Festejado como time com melhor futebol apresentado na última temporada européia, o Manchester United chega ao Japão como grande favorito ao título. Em seu elenco, nomes como Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney, Rio Ferdinand e Carlos Tevez garantem no papel superioridade em relação aos rivais.
Campeão por três vezes da Copa dos Campeões da Europa, o Manchester busca seu segundo título mundial. Em 1999, o clube derrotou o Palmeiras em partida única, gol de Roy Keane, e ficou com o troféu, na época chamado de Mundial Interclubes. Entre os jogadores da época estava David Beckham.
Para classificar-se à edição do torneio de 2008, o time fez uma campanha quase perfeita na Copa dos Campeões. Até a final, foram nove vitórias e três empates, sendo que a decisão contra o Chelsea foi decidida nos pênaltis, após 1 a 1 no tempo regulamentar. Na mesma temporada, a equipe levou o Campeonato Inglês.
DESTAQUE
Nome: Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro Nasc.: 05/02/1985 Cidade: Funchal, em Portugal
TÉCNICO
Nome: Alexander Chapman Ferguson Nasc.: 31/12/1941 Cidade: Glasgow, na Escócia
ELENCO
Goleiro 1 - Edwin VAN DER SAR 12 - Ben FOSTER 29 - Tomasz KUSZCZAK
Defensores 2 - Gary NEVILLE 3 - Patrice EVRA 5 - Rio FERDINAND 15 - Nemanja VIDIC 21 - RAFAEL PEREIRA DA SILVA 22 - John O SHEA 23 - Jonny EVANS
Meio-campistas 8 - ANDERSON Luis de Abreu 13 - Ji Sung PARK 16 - Michael CARRICK 17 - Luís Carlos NANI 18 - Paul SCHOLES 24 - Darren FLETCHER 28 - Darron GIBSON
Atacantes 7 - CRISTIANO RONALDO Aveiro 9 - Dimitar BERBATOV 10 - Wayne ROONEY 11 - Ryan GIGGS 19 - Daniel WELBECK 32 - Carlos TEVEZ
Ficha técnica
Nome: Club de Fútbol Pachuca Cidade: Pachuca Fundação: 27 de outubro de 1911 Site: http://www.tuzostv.com/ Títulos 5 Copas mexicanas 1 Copa Sul-Americana 3 Copa dos Campeões da Concacaf
O Pachuca participa pela segunda vez consecutiva de uma edição do Mundial de Clubes. E, desta vez, a principal missão é apagar a má impressão deixada no último ano. Logo na estréia, os mexicanos perderam para o Urawa Red Diamonds, do Japão, e tiveram de arrumar as malas mais cedo.
A classificação para a edição 2008 da competição veio com o bicampeonato da Copa dos Campeões da Concacaf. Na final, a vítima do time comandado por Enrique Meza foi o Deportivo Saprissa. Após empate por 1 a 1 na Costa Rica, o Pachuca garantiu o título com o placar de 2 a 1 no México.
Com presença destacada de jogadores sul-americanos em seu elenco, o Pachuca tem em um argentino seu principal destaque. Christian Giménez, que teve passagens por clubes como o Boca Juniors, é a principal esperança de gols do clube.
DESTAQUE
Nome: Christian Giménez Nasc.: 01/02/1981 Cidade: Resistencia, na Argentina
TÉCNICO
Nome: Enrique Meza Enríquez Nasc.: 03/03/1948 Cidade: Cidade do México (MEX)
ELENCO
Goleiro 1 - Miguel CALERO 23 - Carlos VELAZQUEZ 30 - Rodolfo COTA
Defensores 2 - Leobardo LOPEZ 3 - Julio MANZUR 4 - Marco PEREZ 12 - Juan Carlos ROJAS 16 - Gerardo RODRIGUEZ 21 - Fausto PINTO 22 - Paul AGUILAR
Meio-campistas 6 - Jaime CORREA 8 - Gabriel CABALLERO 11 - Jose CARDENAS 15 - Luis MONTES 18 - Francisco TORRES 24 - Raul MARTINEZ
Atacantes 7 - Damian ALVAREZ 9 - Bruno MARIONI 10 - Christian CORREA 13 - Edwin BORBOA 19 - Christian GIMENEZ 27 - Edy BRAMBILA 29 - Victor MANON
Ficha técnica
Nome: Waitakere United Cidade: Waitakere Fundação: 2004 Site: http://www.waitakereunited.co.nz/ Títulos 1 Campeonato Neozelandês 2 Copa dos Campeões da Oceania
Bicampeão da Copa dos Campeões da Oceania, o Waitakere participará pela segunda vez consecutiva do Mundial de Clubes. Na estréia, em 2007, o clube não passou da primeira rodada, quando foi derrotado pelo Sepahan por 3 a 1.
Agora, os neozelandeses voltam ao torneio após vencer o Kossa, das Ilhas Salomão, na final da Copa dos Campeões da Oceania. O título veio de forma dramática. Depois de um 3 a 1 na casa do adversário, o Waitakere United derrotou o rival por 3 a 0 na Nova Zelândia e fez a festa da torcida.
Em um time com nezeolandeses em sua maioria, vale destacar a presença de um brasileiro, o atacante Adriano Pimenta, que apesar de ser um desconhecido no país onde nasceu, é ídolo do outro lado do mundo e uma das apostas do Waitakere para surpreender.
DESTAQUE
Nome: Adriano Faria Pimenta Nasc.: 14/11/1982 Cidade: Goiânia, no Brasil
TÉCNICO
Nome: Christopher Milicich Nasc.: 13/11/1965 Cidade: Auckland, na Nova Zelândia
ELENCO
Goleiro 1 - Richard GILLESPIE 22 - Daniel ROBINSON 28 - Sean DOWLING
Defensores 2 - Jonathan PERRY 3 - Aaron SCOTT 5 - Danny HAY 6 - Hone FOWLER 16 - Neil EMBLEN 19 - Mikael MUNDAY 20 - Jason ROWLEY
Meio-campistas 7 - Daniel ELLENSOHN 8 - Paul SEAMAN 10 - Allan PEARCE 11 - Neil SYKES 14 - Jeff CAMPBELL 15 - Christopher BALE 17 - Jake BUTLER 23 - Cory HITCHEN 29 - Adriano PIMENTA
Atacantes 9 - Benjamin TOTORI 12 - Roy KRISHNA 13 - Daniel KOPRIVCIC 21 - Kayne VINCENT
Após a conquista da Série B e o retorno à elite do futebol brasileiro em 2009, o Corinthians prepara um presente fenomenal de Natal para a Fiel: Ronaldo. O clube chegou a um acordo com o Fenômeno, que assinará contrato de um ano e deverá ser apresentado na sexta-feira. A confirmação do negócio foi feita pelo empresário do atacante, Fabiano Farah, nesta terça, e também por Andrés Sanches, presidente do Timão.
- Estamos apalavrados, há um acordo verbal, que nos próximos dois dias será refletido em um contrato para Ronaldo ser considerado o quanto antes o mais novo contratado do Timão. O Corinthians está com pessoas muito sérias e determinadas no seu comando, e ficamos muito felizes com isso – disse Farah ao GLOBOESPORTE.COM, por telefone.
Em entrevista ao canal BandSports, Andrés Sanches confirmou o acordo verbal com o Fenômeno.
- Nós estamos apalavrados. Ele deve esta aqui no máximo até sexta-feira para fecharmos. O importante desta contratação é o Ronaldo mostrar para ele mesmo e para o mundo que ele pode voltar a jogar bem - afirma.
Nesta terça, Fabiano e Ronaldo tomaram café da manhã com Andrés Sanches, presidente do Corinthians, e Luiz Paulo Rosenberg, vice-presidente de marketing, quando os detalhes foram concluídos. Mas as negociações já estavam sendo feitas há algumas semanas, com outras reuniões. O clube planeja ações de marketing para viabilizar a contratação.
Antônio Carlos, diretor técnico do Timão, também confirmou a negociação com o maior artilheiro das Copas do Mundo:
- Acertou. Só sei que acertou. Agora vamos discutir tempo e condições de contrato - afirmou.
O site oficial do Corinthians já vibra com um "2009 fenomenal". Em sua manchete, a página confirma a negociação com Ronaldo e diz que o clube confirmará nas próximas horas o dia da apresentação do Fenômeno.
Algumas horas depois da polêmica denúncia feita à CBF sobre uma suposta tentativa de manipulação de resultado da partida decisiva do Campeonato Brasileiro de 2008, o São Paulo deixou a confusão de lado para conquistar o hexacampeonato nacional. A equipe comandada por Muricy Ramalho fez sua parte, derrotou o Goiás por 1 a 0 no Estádio Bezerrão e ergueu pela terceira vez consecutiva a taça da competição nacional.
Mesmo com todo clima de decisão criado nas últimas semanas, um fato atrapalhou o campeonato mais emocionante na era de pontos corridos no Brasil. Na tarde do último sábado, a CBF publicou um comunicado afirmando que recebeu uma denúncia de uma suposta tentativa de manipulação de resultado no duelo entre Goiás e São Paulo.
O nome do árbitro Wagner Tardelli foi envolvido no caso e a entidade maior do futebol nacional, junto ao próprio juiz, decidiu trocar o árbitro para a partida decisiva, escalando Jailson Macedo Freitas.
Para piorar a situação, uma das versões do caso é o suposto envio de ingressos para o show da cantora Madonna, que será realizado no Estádio do Morumbi nos dias 18, 20 e 21, a Wagner Tardelli que brincou e disse que sequer é fã da artista norte-americana.
Já no início da manhã deste domingo, o São Paulo anunciou seu desligamento da Federação Paulista de Futebol (FPF), afirmando que a denúncia partiu da própria entidade paulista, por meio de Marco Polo Del Nero, seu presidente.
Com 75 pontos conquistados em 38 jogos, o time comandado por Muricy Ramalho venceu em 21 oportunidades, empatou 12 vezes e perdeu somente cinco para levar o hexa (1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008). Além disso, tem o melhor ataque da competição nacional ao lado do Flamengo, com 66 gols marcados e somente 36 sofridos.
Com mais um triunfo à frente do elenco tricolor, o terceiro seguido no Brasileiro, Muricy iguala uma marca histórica do ex-treinador Rubens Minelli, que também conquistou três títulos nacionais seguidos (Minelli foi campeão em 75 e 76 com o Internacional e em 77 com o próprio São Paulo). Já Muricy também ergueu a taça três vezes seguidas (2006, 2007 e 2008).
No entanto, não é só Muricy que é tri pelo São Paulo. O capitão e goleiro Rogério Ceni, o reserva Bosco, os zagueiros André Dias e Miranda, o lateral-esquerdo Junior e o meio-campista Richarlyson levantaram a taça nacional pelo terceiro ano seguido.
Com o triunfo deste domingo, o São Paulo chegou a 18 jogos sem perder. A última derrota do time tricolor foi dia 17 de agosto, para o Grêmio, por 1 a 0, no Estádio Olímpico. A equipe gaúcha era a única que podia impedir o título do grupo paulista mas, mesmo vencendo o Atlético-MG neste domingo, chegou a 72 pontos, três a menos que o São Paulo.
A partida nem começou e o jogo já estava agitado. Além do problema da denúncia da suposta manipulação de resultado, as diretorias de Goiás e São Paulo iniciaram grande confusão no gramado do Bezerrão para saber quem seria a equipe que utilizaria o banco de reservas do mandante no duelo deste domingo.
Ao final da discussão ficou decidido que o clube do Morumbi utilizaria o vestiário número um, destinado aos mandantes, enquanto o banco de reservas principal seria ocupado pelo Goiás.
Com a bola rolando, a partida foi bastante truncada e o São Paulo valorizou a posse de bola, já que um simples empate dava o sexto título nacional à equipe do Morumbi. No entanto, como grande parte dos gols da equipe de Muricy Ramalho, o time tricolor balançou as redes em um lance de bola parada, que iniciou nos pés de Rogério Ceni.
Aos 21min de jogo, o capitão cobrou falta, Harlei fez grande defesa. No rebote, Hugo chutou e o atacante Borges, impedido, desviou para o fundo das redes, abrindo caminho para o tri brasileiro e marcando seu 16º gol no campeonato.
VEJA O GOL DO TITULO
VASCO REBAIXADO
A lista dos grandes clubes que foram rebaixados para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro ganhou um novo integrante neste domingo. Na 38ª e última rodada da principal competição do futebol nacional, o Vasco acabou surpreendido pelo Vitória, perdeu por 2 a 0 em pleno São Januário e selou aquilo que sua torcida vinha temendo há tempo: a primeira queda para a Série B, em 2009. Isso no dia da despedida de um dos maiores ídolos da torcida, o atacante Edmundo.
Para escapar, a equipe cruzmaltina precisava, além da vitória em casa, torcer por derrotas de dois dos três concorrentes diretos para escapar do rebaixamento: Náutico, Atlético-PR e Figueirense.
O rebaixamento era esperado pelos vascaínos. Desde a 25ª rodada, a equipe deixou a zona de perigo apenas uma vez, na 33ª jornada. A equipe se despede da divisão de elite do Brasileiro com a segunda pior defesa (71 gols sofridos) e como o segundo clube que mais perdeu na competição (20 revezes).
A triste zaga vascaína no Brasileiro 2008 teve reviravoltas: o clube negociou o trio que se destacou na campanha da semifinal da Copa do Brasil, formado por Pablo, Morais e Jean. Além disso, foram três trocas de técnico (Antônio Lopes e Tita sucederam Renato Gaúcho) e uma de presidente.
Durante oito rodadas, o comando do clube ficou com Eurico Miranda, que vinha há oito anos no comando cruzmaltino. Depois, foi a vez de Roberto Dinamite, ex-atacante e maior artilheiro da história do clube, assumir a presidência e não conseguir evitar a inédita queda do Vasco.
Na partida deste domingo, Dinamite sentiu mais uma vez a ira da torcida. Principalmente após os 24min, quando Marquinhos abriu na área pela direita para Leandro Domingues, que chutou cruzado e marcou o primeiro gol do jogo.
Na volta do intervalo, aos 30min, a paulada que selou o descenso: Ricardinho bateu cruzado pela esquerda, o goleiro Rafael espalmou e Adriano, livre, empurrou para ampliar.
Inconformados, alguns fãs tentaram invadir a tribuna de honra, onde o mandatário vascaíno assistia o jogo. Já era tarde demais e a segunda divisão é uma realidade para o clube, que com a derrota termina a competição em 18º lugar, com 40 pontos.
Um péssimo adeus para Edmundo. Aos 37 anos, com 243 jogos e 135 gols pelo Vasco, o camisa 10 se despede dos gramados brasileiros vendo o time do coração cair para a Série B. O jogador ainda pode prolongar a carreira nos Estados Unidos. No banco de reservas, outro ídolo chorava sem pudores: o meia Pedrinho.
O Vitória, que já não brigava por mais nada no Brasileiro, termina o ano de forma mais que positiva. Na volta da Série B, o clube baiano revela o meia Marquinhos, já negociado com o Palmeiras para 2009, e fica na décima colocação, com 52 pontos, garantindo seu lugar na próxima Copa Sul-Americana.
O Jogo O Vasco estava visivelmente nervoso em campo, mas mesmo assim chegava ao ataque na base da raça e disposição. Tanto que assustou aos 8min, quando Edmundo cobrou falta, a zaga afastou para a entrada da área e Alex Teixeira chutou para boa defesa do goleiro Gléguer.
Melhor postado em campo, o Vitória era muito perigoso nos contra-ataques e, em um deles, aos 10min, Leandro Domingues se livrou da zaga e chutou para fora.
A torcida vascaína, muito nervosa, até chegou a comemorar aos 22min, pois Mádson chutou, Edmundo desviou, o goleiro deu rebote e Alex Teixeira chutou para o fundo da rede. Mas o árbitro Alício Pena Júnior corretamente marcou impedimento do ataque vascaíno.
O gol anulado era um aviso do que ainda estava por vir de ruim para o Vasco no primeiro tempo. Aos 24min, o Vitória, explorando a velocidade de seus homens de frente, abriu o marcador. Willians puxou contra-ataque pela esquerda, tocou para Marquinhos, que rolou para o chute certeiro de Leandro Domingues.
Por muito pouco o Vitória não ampliou aos 29min. Leandro Domingues recebeu no meio da zaga, chegou a driblar o goleiro Rafael, mas perdeu o tempo da jogada e saiu com a bola pela linha de fundo.
Dois minutos depois foi a vez de Leonardo Silva, após cobrança de escanteio, cabecear sobre o gol.
Nervoso, o Vasco só levava perigo em chutes de fora da área, como um de Mádson, aos 39min, que fez a bola passar à direita do goleiro.
Na volta para o segundo tempo, o Vasco parecia mais firme e iniciou uma forte pressão, desperdiçando, em seqüência, grandes oportunidades. Aos 5min, Edmundo cabeceou na pequena área e Gléguer fez grande defesa.
Dois minutos depois, Edmundo cobrou falta, Jackson desviou para fora, quase marcando contra. Aos 10min, novamente Edmundo, na grande área, chutou à direita do goleiro.
O Vasco seguia pressionando e por muito pouco não marcou aos 15min, quando Mádson cobrou falta e Gléguer fez grande defesa. Aos 26min, o camisa 1 do Vitória voltou a salvar seu time, num chute cruzado de Faioli.
Dois minutos depois, após cobrança de escanteio, Jorge Luiz cabeceou sobre o gol.
Mas se seguia firme em busca do empate, o Vasco se descuidou da defesa e acabou levando o segundo gol aos 29min. Ricardinho chutou cruzado, o goleiro tentou salvar, mas Adriano mandou para o fundo da rede.
Depois disso o Vasco, sem forças, tentou em vão a reação, mas o placar acabou sem nenhuma alteração. Pior para a torcida vascaína, que deixou o estádio hostilizando Roberto Dinamite, Eurico Miranda e os atletas.
GOLS DO VITÓRIA E TORCEDOR QUERENDO SE JOGAR DA MARQUISE DE SÃO JANUARIO, E CHORO DE PEDRINHO
BRUSQUECAMPEÃODA RECOPASUL-BRASILEIRA
O Brusque manteve a hegemonia de Santa Catarina na Recopa Sul-Brasileira ao vencer o Atlético Sorocaba por 1 a 0, na tarde deste domingo, no Augusto Bauer. Com mais este título, o time do Vale do Itajaí conquista a “tríplice coroa”, que reuniu a Divisão Especial, a Copa SC e a Recopa. No ano passado, o campeão deste torneio foi o Marcílio Dias. FutebolSC.com
O gol do título, que rendeu R$ 30 mil em prêmio ao Brusque, saiu aos 37 minutos do primeiro tempo. Rafael Bitencourt cobrou falta do bico da grande área direto pro gol, rasteiro. A bola desviou na zaga do Atlético Sorocaba e entrou: 1 a 0.
No segundo tempo, aos sete minutos, quase Rafael Bitencourt faz mais um de falta. Ele acertou chute na trave e, no rebote, Pereira desperdiçou a chance do segundo gol do Brusque. O Atlético Sorocaba por pouco não empatou aos 12 minutos. Luan acertou bom chute e o goleiro Alessandro defendeu de mão trocada. Após a cobrança de escanteio, Luan tentou de bicicleta e acertou a trave.
Agora, o Brusque entra em férias e só volta a jogar dia 18 de janeiro, quando estréia no Campeonato Catarinense diante do Avaí, na Ressacada.
Ficha técnica: Brusque 1 x 0 Atlético Sorocaba
Local: Augusto Bauer, em Brusque (SC). Data: 07/12/2008 (domingo). Horário: 15h (de Brasília). Arbitragem: José Acácio da Rocha, auxiliado por Fernando Lopes e Joel Reis Alves Júnior. Cartões vermelhos: Umberto (Atlético Sorocaba). Cartões amarelos: Edson Batatais, Everton, Gilberto, Leandro Diniz (Atlético Sorocaba); Rafael Bitencourt, Valdo, Alessandro, Tiago (Brusque). Gols: Rafael Bitencourt, aos 37’/1º tempo (Brusque).
O time do Brusque já foi campeão catarinense. Em 1992, o Brusque bateu o Avaí no estádio Augusto Bauer, em Brusque. No tempo normal, o Brusque venceu por 2x1 gols do brusque marcados por Jair Bala aos 12 do segundo tempo e por Washington aos 17 do segundo tempo. o Avaí descontou com Gérson aos 35 do segundo tempo. Como o Brusque havia perdido o primeiro jogo por 1 a 0 o jogo foi para a prorrogação e aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação, Washington chuta, o goleiro Carlão rebate no pé de Claudio Freitas, que ainda teve tempo para cortar o goleiro e marcar o gol do titulo do time do vale do Itajaí.
VEJA OS GOLS E OS MELHORES MOMENTOS NA NARRAÇÃO DE ROBERTO ALVES
SÁVIO SE MACHUCA E É DUVIDA PARA DUELO CONTRA PANATHINAIKOS
O meia brasileiro, Sávio, se machucou na derrota do Anorthosis Famagusta FC para o APOEL FC, por 1-0 e deve ser o desfalque do time cipriota na UEFA Champions League, na terça-feira, em Atenas, contra o Panathinaikos FC.
O jogador de 34 anos foi substituído aos 11 minutos com um problema no joelho e não pode ajudar a sua equipe a se manter na liderança da tabela . Sávio não treinou este sábado e pode nem viajar para a Grécia onde o Anorthosis prescisa da vitória para conquistar uma classificação histórica para as oitavas-de-final da Liga dos Campeões. Por outro lado, o goleiro Arian Beqaj foi liberado pelo departamento médico e deve jogar na terça
PORTO, NACIONAL E ACADÊMICA VENCEM
O FC Porto alcançou a terceira vitória consecutiva no campeonato ao bater o Setúbal por 3-0 e subiu a quarta posição na tabela, com 20 pontos, empatado com o Nacional, que venceu o Belenenses por 4-2.
Depois de um primeiro tempo muito equilibrado, com oportunidades de gols para os dois lados, o FC Porto impôs a sua superioridade e venceu o Vitória de Setúbal por 3-0, no Estádio do Bonfim.
Bruno Alves abriu o placar, aos 65 minutos, ao cabecear o escanteio batido por Lucho González. Três minutos mais tarde, Hulk, isolado, deu o passe para o gol de Fredy Guarín e LuchoGonzález, aos 79 minutos, concluiu com um belo chute. uma das melhores jogadas de ataque do jogo.
Na Madeira, o Nacional recebeu e venceu o Belenenses por 4-2, com dois gols marcados no fim da partida e depois de os “azuis do Restelo” terem empatado o jogo.
Os madeirenses chegaram ao intervalo vencendo por 2-0, com dois gols de Nenê mas Silas e Marcelo (aos 60 e 81 minutos, respectivamente) empataram a partida. O Nacional jogava com 10 desde os 75 minutos por expulsão de Fabiano mas conseguiu retomar à vantagem, dois minutos após ter sofrido o empate, com um gol de Mateus. Logo depois, Alex recebeu o segundo amarelo e já com 10 jogadores para cada lado, Cléber marcou para confirmar a vitoria do time da madeira.
A equipe comandada por Manuel Machado sobe, assim, ao quarto lugar, com 20 pontos, e os comandados de Jaime Pacheco estão na penúltima posição com sete.
Por fim, a Acadêmica de Coimbra, depois de sete jogos sem ganhar, conquistou os três pontos ao receber e vencer o Paços de Ferreira, por 2-1. A dois minutos do fim, Orlando deu aos “estudantes” a vitória, quando os “pacenses” pensavam que o gol de William, aos 57 minutos, seria o suficiente para garantir o empate, depois de Lino ter colocado a equipe de Domingos Paciência a frente do placar antes dos 15 minutos.
O Standard terá o desfalque de Rorys Aragon Espinoza até o fim do ano. O goleiro sofreu uma lesão muscular.
O jogador, de 26 anos, machucou-se durante a partida desta quarta-feira contra a Sampdoria pela Copa Uefa. Espinoza foi substituído por Jérémy de Vriendt a cinco minutos do final do jogo.
O goleiro foi submetido a exames mais detalhados que comprovaram a gravidade do problema. TORCEDOR DE 104 ANOS PODE ASSISTIR PELA PRIMEIRA VEZ O SANTOS NA VILA
O Santos irá receber uma visita especial neste final de semana. Trata-se de José de Araújo Filho, de 104 anos, torcedor fanático do clube.
Polidório, como é conhecido em Córrego do Bom Jesus, em Minas Gerais, onde nasceu e vive até hoje, acompanhou toda a história santista, no entanto nunca teve a oportunidade de conhecer a Vila Belmiro.
Agora, Polidório poderá realizar o seu sonho. Primeiro, o torcedor irá acompanhar ao último treinamento do Peixe, no CT Rei Pelé, antes do jogo contra o Náutico. E no domingo, finalmente, Polidório vai conhecer o estádio do seu time de coração.
Segundo a neta do torcedor, Eliza Barbosa de Araújo, o avô já assistiu a algumas partidas do Alvinegro Praiano, porém nunca na Vila Belmiro. ˝Ele foi a muitos jogos em São Paulo e até em outros lugares, mas nunca conseguiu assistir a uma partida na Vila mais famosa do mundo˝, disse.
Eliza contou também que o amor de Polidório pelo Santos, influenciou grande parte da família a torcer para o clube. ˝Meus parentes todos são santistas por causa do meu avô. Só alguns primos torcem por outras equipes, só que nós aprendemos a amar o Santos. Como moro aqui, tenho o privilégio de sempre ir assistir aos jogos na Vila Belmiro˝, contou.
Durante todos estes anos torcendo pelo Peixe, Polidório teve como seu principal ídolo o Rei Pelé. Diego e Robinho, além de atletas do elenco atual, como o goleiro Fábio Costa e o atacante Kléber Pereira, também estão entre os preferidos deste fanático alvinegro
BOTAFOGO DA PARAIBA ANUNCIA TREINADOR E MAIS 8 REFORÇOS
O Botafogo-PB está reformulando seu elenco para 2009. O clube anunciou a contratação do técnico Celso Teixeira, que chega com a responsabilidade de recolocar o time no caminho dos títulos.
Para o treinador, a prioridade é garantir a vaga para a Série D no ano que vem.
“Sempre entro nas equipes com metas de conquistas. Quando entrei no Sampaio Corrêa, fui para colocar o time na Série C do Brasileiro. Estavam em uma situação parecida com a do Botafogo. Montamos o time e conseguimos o resultado. Vou para o Botafogo para colocar o time paraibano na Série D”, confirmou Celso Teixeira ao Jornal da Paraíba.
Outro assunto que preocupa o técnico recém-contratado é a ascensão do rival Campinense, que jogará a Série B do ano que vem. “É claro que jogar contra eles (Campinense) vai ser mais difícil. Vamos iniciar agora o trabalho que eles fizeram há muito tempo, que é o de montar e entrosar um time. No Paraibano, o Campinense sai na frente, sem falar na estrutura e na facilidade de patrocínios”, comparou.
O treinador irá se apresentar nesta segunda-feira, dado um atraso em sua viagem entre São Paulo e João Pessoa. Além de Celso Teixeira, o clube ainda deve acertar com três jogadores até o final desta semana.
KUBAN DEFINE TREINADOR PARA PRÓXIMA TEMPORADA
O Kuban definiu nesta sexta-feira o nome de seu novo treinador. Sergei Ovchinnikov, ex-goleiro da seleção russa, foi nomeado para ocupar o cargo.
O técnico, de 38 anos, assinou contrato por uma temporada com a equipe, promovida para a primeira divisão russa.
Ovchinnikov encerrou sua carreira como jogador em 2006. em seguida, ele trabalhou como treinador de goleiros no Lokomotiv Moscou e foi técnico-assistente no Dynamo Kiev.
Em uma partida que só foi decidida nos últimos minutos da noite desta quarta-feira, o Internacional precisou da prorrogação para bater o Estudiantes por 1 a 0, após ser derrotado no tempo normal pelo mesmo placar, e é o mais novo campeão da Copa Sul-Americana, se tornando a primeira equipe brasileira a levantar a competição após sete edições disputadas.
Em duelo disputado no Beira-Rio com mais de 50 mil fanáticos, os torcedores empurraram o time colorado para cima dos argentinos, mas só puderam comemorar após 120 minutos de um confronto equilibrado. O herói do título gaúcho foi o centroavante Nilmar, que balançou as redes de Andújar aos 8min do segundo tempo da prorrogação e garantiu a festa em Porto Alegre.
Primeiro brasileiro a chegar na final da Sul-Americana em sete edições disputadas (apenas na primeira, em 2002, o País não teve representantes), o Inter chegou no Beira-Rio carregando um retrospecto positivo no torneio. Sem ser derrotado nas nove partidas anteriores, a equipe venceu os últimos cinco compromissos (contra Boca Juniors, Chivas e a primeira contra o Estudiantes).
Mesmo com a vantagem mínima obtida na semana passada, em La Plata, a equipe colorada buscou mais o gol na primeira etapa e esteve mais próxima de abrir o marcador nos primeiros 45 minutos do duelo. Para a decisão, o Inter só não pôde contar com o volante Guiñazu, expulso na Argentina, e o zagueiro Índio, que sofreu um entorse durante os treinos da semana.
Com o Beira-Rio lotado e já em clima de festa, o time da casa começou melhor e ameaçava nas chegadas de habilidade e velocidade de seu trio ofensivo, formado pelos meias D'Alessandro, Alex e o atacante Nilmar. Logo aos 4min, após recuperar bola, o craque argentino entrou na área pelo setor esquerdo, mas ao bater forte mandou sobre o travessão.
Os toques rápidos dos colorados envolviam a defesa argentina, mas não conseguiam deixar os homens de frente em boa situação de finalização. Com mais domínio, o Inter reclamou de pênalti em lance ocorrido aos 21min, quando Bolívar avançou pela direita e fez cruzamento que desviou no braço de Alayes, mas o árbitro só anotou escanteio.
O goleiro Andújar, da formação argentina, trabalhou bem pela primeira vez sete minutos mais tarde, em chute que defendeu de D'Alessandro, da entrada da área. Em seguida, Alex aproveitou rápida cobrança de escanteio e colocou na cabeça de Nilmar, que acertou a trave. No entanto, a jogada foi anulada por impedimento do camisa nove.
Na resposta, o Estudiantes quase deu um grande susto na torcida colorada. Logo no minuto seguinte, Benítez levantou a bola na área, em cobrança de falta, e viu Boselli testar para as redes. Porém, a comemoração dos visitantes foi interrompida após o árbitro Jorge Larrionda marcar impedimento, para a revolta da equipe de La Plata.
Antes de ir para o vestiário, o Internacional quase premiou a sua torcida com um gol, mas novamente parou na participação do goleiro rival. Aos 42min, de costas para a zaga, D'Alessandro rolou para trás e Andrezinho chutou de fora da área. No meio do caminho, a bola ainda desviou em Desábato, mas Andújar se recuperou e fez bela defesa.
De volta para o reinício, ainda sob os gritos de incentivo dos torcedores, o time gaúcho retomou a pressão e logo na primeira subida quase abriu o placar. No minuto inicial, Andrezinho recebeu do lado esquerdo do ataque e bateu de primeira para o gol, mas acertou a rede do lado de fora, levando perigo.
Com o andamento do cronômetro, a partida ficou ainda mais tensa, já que um erro poderia deixar qualquer das equipes mais longe do título. Desta forma, o Estudiantes tomou as ações para tentar igualar o confronto e passou a ter mais domínio de bola, no entanto, seguia sem criar chances de gol.
Ao ver o seu time ser dominado, o técnico Tite mandou a campo Gustavo Nery para fazer a função que estava sendo executada por Andrezinho, na tentativa de recuperar o domínio no meio-campo. No entanto, a alteração não deu tempo de surtir efeito e a equipe da casa foi vazada logo em seguida, aos 20min.
Ao freqüentar mais o campo dos mandantes, a formação argentina abriu o placar e calou o Beira-Rio após cobrança de falta vindo da esquerda. Depois de cruzamento de Benítez, a zaga do Inter falhou e o defensor Alayes, livre de marcação, finalizou de primeira e não deu chances para Lauro.
Atrás no placar, a equipe brasileira se perdeu em campo e viu os argentinos assumirem o controle da partida. Depois de troca de passes no meio-campo, Verón fez bom lançamento para Pérez, que caiu na área após disputa com a zaga colorada e ficou no chão pedindo a marcação de um pênalti.
Em seguida, o Estudiantes criou nova chances, desta vez pelo lado direito, mas Angeleri errou passe e desperdiçou boa chance. Um minuto depois, vendo sua equipe ser dominada, Tite sacou Alex, artilheiro da competição com cinco gols (ao lado de Nilmar), para mandar a campo o jovem Taison.
Sem criar, as duas equipes sentiram o cansaço nos minutos finais e apenas aguardaram o apito final e a chegada da prorrogação. O último lance de destaque do tempo regulamentar foi a expulsão do goleiro reserva Agenor, que reclamou muito no banco e deixou o Internacional sem suplentes para a posição.
Na primeira parte do tempo extra, o veterano Verón aguentou em campo apenas sete minutos e pediu a substituição, deixando o gramado para a entrada de Fabianesi. No período, a melhor chance de gol foi do lado colorado, após grande confusão na área. No meio do tumulto, Álvaro pegou sobra e ajeitou de cabeça para Bolívar, que finalizou para ótima defesa de Andújar.
Após a troca de campo para os últimos 15 minutos, os donos da casa aumentaram a pressão e empurraram os argentinos no campo de defesa, apesar do cansaço visível de todos os atletas. Aos 5min, Taison recebeu de D'Alessandro e bateu cruzado, mas a zaga argentina afastou. Em seguida, foi a vez do argentino do Inter cruzar e ver Angeleri evitar o gol.
De tanto insistir, o time de Tite foi coroado no lance seguinte, depois de novo tumulto na área visitante. Depois de cobrança de escanteio, Andújar salvou o Estudiantes novamente em cabeçada de Danny Moraes e em finalização de Gustavo Nery, quando já estava caído. No rebote, Nilmar aproveitou a boa colocação e só empurrou para as redes, dando início à grande festa no Beira-Rio.
Com a volta dos cantos da torcida nas arquibancadas do estádio colorado, o Inter passou a administrar a vantagem nos minutos finais e ainda foi beneficiado pela expulsão de Braña nos minutos seguintes, o que praticamente confirmava a conquista continental que lhe faltava.