sábado, 29 de novembro de 2008

HOJE É DESCISÃO: XV LUTA POR TITULOS COM CASA CHEIA

No mesmo ano em que Santo André e Barueri conseguiram vaga na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, dois times do interior paulista brigam pelo direito de participar de uma competição nacional ao lado dos grandes. Neste sábado, às 19h (de Brasília), no Estádio Barão de Serra Negra, XV de Piracicaba e Atlético Sorocaba fazem a partida final da Copa Paulista. O campeão garante vaga na Copa do Brasil de 2009.

No primeiro duelo, no último final de semana, no Estádio Walter Ribeiro, as equipes empataram por 1 a 1. O favoritismo é da equipe piracicabana, que atua em casa e joga pelo empate em razão de ter tido melhor campanha durante o restante do campeonato.

Participar da elite do futebol brasileiro não é novidade para o XV. A agremiação alvinegra, que disputou o Campeonato Paulista principal pela última vez em 1995, viveu seu auge nos anos 1970, quando foi vice-campeã estadual em 1976 e participou de três Campeonatos Brasileiros seguidos na primeira divisão, entre 1977 e 1979.

Um dos times mais simpáticos do interior, o XV cativou de novo a cidade de Piracicaba. Todos os 18 mil ingressos colocados à venda para a partida estão esgotados desde a manhã da última quinta-feira, segundo a diretoria. A prefeitura estuda até a instalação de um telão em frente o estádio, para quem não conseguiu pegar seu bilhete. A equipe tem apenas uma derrota nos 12 jogos que fez em casa até aqui na competição.

O retrospecto contrasta com a situação do rival sorocabano, há 18 partidas invicto na competição. Um dos poucos a superar o Atlético foi justamente o XV, ainda pela primeira fase da disputa, quando os piracicabanos ficaram em primeiro lugar da chave, seguidos logo atrás pelo adversário da final.

O Atlético tem experiência em algumas edições da Série C e disputou a primeira divisão do Campeonato Paulista em duas oportunidades, em 2004 e 2005. Com 700 ingressos para o jogo, a equipe de Sorocaba promete fazer festa na casa do rival alvinegro.

Não será tarefa das mais fáceis. Até na montagem do time o XV sai na frente, com o técnico Carlos Alberto Soave tendo à disposição para a partida todo o time titular. O técnico Paulo Roberto, do outro lado, corre para achar um substituto para o volante Wanderson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Outro problema está na lateral esquerda, onde PC sente dores e permanece como dúvida. Se não jogar, Guina entrará em sua vaga

Nenhum comentário: